Select Language

O pecado e suas consequencias!

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11: 1)

Davi, o homem segundo o coração de DEUS, deixando levar por sua vaidade, pecou. Na sua vida ficou essa triste mancha! E, como todo o homem, a exceção de CRISTO, pecou a partir do pecado de Adão: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. (Romanos 5:12) Extrairemos algumas lições a respeito desse triste episódio na vida de Davi.

Inicialmente contextualizaremos o seu pecado, mostraremos as condições existenciais para que isso ocorra, em seguida trataremos especificamente a respeito do seu pecado e ao final mostraremos as conseqüências do pecado de Davi a fim de extrairmos lições para nossa vida cristã.

O DESEJO DESENFREADO DE DAVI - O narrador bíblico afirma que Davi estava em Jerusalém E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11: 1)

Enquanto Davi descansava em seu palácio, seus subordinados se arriscavam na guerra contra os amonitas. Após a refeição, o rei Davi caminhou pelo terraço, perambulando de um lado para outro, em uma inquietação extrema.

Em sua posição estratégica, acima dos demais moradores da cidade, Davi a tudo observava do alto, até que seus olhos pairou na direção de uma mulher mui formosa que se banhava. Davi não levou em conta os sentimentos pessoais dela, por isso, numa atitude de extremo desejo carnal, envia seus mensageiros a fim de se relacionar sexualmente com ela.                                                                                          

É digno de destaque que o nome de Bate-Seba somente é citado depois dos primeiros versículos desse capítulo, isso porque, para Davi, ela não passava de uma simples mulher. Mas Bate-Seba, a mulher com a qual Davi se envolveu, engravidou dele, deixando o rei preocupado. A fim de encontrar uma saída para o problema, Davi manda chamar o heteu Urias, esposo da Bate-Seba, para coabitar com sua esposa, a fim de que a essa gravidez, enganosamente, desse a entender que fosse fruto dessa relação.                                                                                                                   
Em respeito ao rei e aos demais guerreiros, Urias prefere deitar à porta da casa real, permanecendo com os servos de Davi. Diferentemente de Davi, Urias demonstrou fidelidade e não quis usufruir do seu direito. Sua atitude também demonstra total solidariedade aos seus colegas.                                  

Por fim Davi toma uma decisão extrema, para desposar Bate-Seba, planeja a morte do próprio Urias. Muitas vidas foram postas em risco para que a vontade egoísta do rei fosse levada adiante.

O PROFETA REPREENDE O REI DAVI - O rei de Israel teria que submeter-se à uma palavra profética, por esse motivo o SENHOR enviou Natã, o profeta, para repreende-lo pelo seu pecado. Natã conta-lhe uma história a respeito de dois homens, um rico e um pobre, o primeiro tinha ovelhas e gado em grande quantidade, o segundo apenas uma cordeirinha. Com a finalidade de recepcionar um hospede, ao invés de sacrificar uma de suas muitas ovelhas, o homem rico toma a ovelha de estimação do pobre e a prepara para o banquete. A reação de Davi, revoltado pela atitude descabida desse homem rico, é imediata e contundente: Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.” (2 Samuel 12:5)

Interessante que Davi não conseguiu identificar-se nessa história. Uma demonstração clara da evasão humana diante do pecado. O ser humano prefere apontar seu dedo sujo na direção do outro ao invés de reconhecer seus próprios erros. Uma pesquisa comprovou que uma das frases menos ditas é: “Eu errei”.

A repreensão profética se fez necessária a fim de que Davi tomasse consciência do seu pecado: Então disse Natã a Davi: Tu és este homem.” (2 Samuel 12:7) Esse trecho da Escritura Sagrada nos revela o poder da Palavra de Deus a consciência humana. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele 
com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:12,13)                                                                                                           
O pecado de Davi não ficaria impune, por isso, uma série de conseqüências ocorreria ao rei de Israel. Não pense que o pecado não trará suas mazelas, pois o que homem plantar isso também ceifará! Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas6:7)

AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO - Não há como conviver amistosamente com o pecado, pois o que o homem plantar isso também ceifará. Essa é uma verdade que pode ser constatada na realidade do pecado de Adão e Eva. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6)

Algumas vezes, como no caso de Davi, o pecado não apenas atinge o indivíduo pessoalmente, atinge também aqueles que os cercam. Uma das conseqüências primárias do pecado, depois do reconhecimento, é a tristeza, ela atinge o ser humano emocionalmente. Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.” (Salmos 6:6) Ainda que essa tristeza possa conduzir ao arrependimento. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (2 Coríntios 7:10) Essa porém não é a conseqüência imediata do pecado, antes o distanciamento do Seu Criador Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Romanos 3:23) O pecado é uma transgressão dos mandamentos do SENHOR que é Santo. "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Levítico 20:7)

Por esse motivo, quando o pecado ocorre não apenas o pecador se entristece, também entristece o Espírito Santo, que o selou para o dia da redenção E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30) Outra conseqüência do pecado não arrependido é o efeito cascata, isto é, um erro pode conduzir a outros sucessivos. "Um abismo chama outro abismo..." (Salmos 42:7)

O envolvimento sexual de Davi com Bate-Seba o levou a outro pecado, o assassinato de Urias. O pecado de um determinado indivíduo também pode levar outras pessoas ao sofrimento. Urias padeceu por causa do pecado de Davi, demonstrando, assim, a implicação social do pecado humano. Por fim, mas não por último, o pecado tem implicações psicossomáticas, ou seja, a menos que haja arrependimento e confissão, males sobrevirão ao corpo, por isso Paulo advertiu os crentes de Corinto que entre eles havia: Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” (1 Coríntios 11:30)

CONCLUSÃO - O pecado do cristão precisa ser confessado e abandonado. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16) Como Davi, é preciso reconhecer os pecados pessoais perante a Deus. A Palavra de Deus diz que os que confessam seus pecados e os deixam alcançarão misericórdia. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13) Aqueles que assim o fazem desfrutarão da bem-aventurança. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” (Salmos 32:1-2) Pois o SENHOR não atribui iniquidade, caso contrário, os ossos envelhecerão, a alma passará por gemidos e a mão do Senhor pesará Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.” (Salmos 32:3,4)

Amado(a), não se engane, enquanto não houver arrependimento e o abandono total da prática do pecado, não haverá perdão de DEUS, não havendo perdão não haverá salvação em JESUS. Um coração verdadeiramente arrependido é a minha oração aos que necessitam da misericórdia de DEUS. Amem.

Leia a Bíblia Sagrada. 

Um comentário: