Select Language

Perdoa o seu próximo.



"Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito." (Gênesis 37:28)

José do Egito, aquele que seus irmãos quiseram matá-lo, mas depois acabaram vendendo como escravo aos ismaelitas passou por muita luta no Egito. La, ele ficou por dois anos preso injustamente. Quando ele interpretou o sonho do Faraó, das vacas gordas e magras, foi promovido a primeiro ministro e homem de sua total confiança. Depois, o sonho acabou se confirmando, veio realmente o período de seca que duraram dois anos.           

Devido à escassez de alimentos, Jacó, pai de José, envia esses filhos mais velhos para o Egito para comprar trigo. Ele fica em casa aguardando com o seu outro filho mais novo, Benjamim. Jacó tinha duas esposas, uma delas era Raquel (seu grande amor) que gerou dois filhos. Quando foi anunciada a suposta morte de José, Jacó, em substituição afetiva a esse filho perdido, pega um amor muito grande por Benjamim, seu outro filho caçula, o protegendo. Já os outros irmãos de José, causadores dessa trágica história, viviam em constante luta de consciência.                                                            

Quando a consciência de uma pessoa esta nesse estado de luta, quando se fecha, não abre seu coração, não confessa, o diabo vai fazendo a sua festa fazendo essa pessoa sofrer. Pois o seu desejo é destruir! Faz parte de sua natureza. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10) Mas, se houver o arrependimento e o perdão a pessoa atingida pelo mal, o SENHOR neutraliza a ação do diabo, proibindo ele tocar nessa pessoa.

Quando os irmãos de José se aproximaram do faraó, José os reconheceu, viu que eram seus irmãos. José fala asperamente com eles: “E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento. José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram. Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra. E eles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos vieram comprar mantimento. Todos nós somos filhos de um mesmo homem; somos homens de retidão; os teus servos não são espias.” (Gênesis 42:7-11) Eles sabiam que tinham feito a maldade com seu irmão José, é o peso da consciência. Mas não tiveram a coragem de confessar a seu pai Jacó, muito menos de buscar o perdão de DEUS.

Amado, não viva com a sua consciência o acusando. Ela é uma benção em nossas vidas, pois se pisarmos em passos errados ela nos alerta, se vier um pensamento errado ou fazemos alguma maldade, não sentiremos bem, sentiremos a pior das pessoas. Por que ficar sofrendo? O diabo, nosso adversário, aproveita que essa pessoa não tem a fé suficiente para se acertar com DEUS, nem com quem foi prejudicado, fará com que ela viva oprimida, exercendo essa paternidade maligna. “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ELE é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” (1 João 3:7-10)

Aqueles homens sabiam exatamente o que fizeram, mas não buscaram o arrependimento. Com toda a hipocrisia disseram: “Somos homens de retidão.” (Gênesis 42: 11) Ao afirma isso, já demonstravam que deviam alguma coisa. É a consciência os acusando!                                                                                                                
“E ele lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra. E eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; e eis que o mais novo está com nosso pai hoje; mas um já não existe. Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, sois espias. Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui. Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias. E pô-los juntos, em prisão, três dias. E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus. Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa. E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram. Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia. E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido. E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.” (Gênesis 42:12-23) José falava na língua egípcia (atual língua árabe). Mas, seus irmãos falavam em hebraico. Eles pensaram: “Ele entendeu tudo o que falamos que realmente somos homens de retidão.” Era o momento certo de abrir o jogo. Mas não, preferiram permanecer na mentira.

Amado, não guarde nenhum pecado a DEUS, confesse e busque o perdão ao SENHOR, enquanto a tempo. Pois no mundo espiritual, o demônio sabe e entende quando você mente. Você passa a habitar na sua natureza. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44) 

José do Egito. Sabe o que, simbolicamente, José representa? Ele representa JESUS! Os judeus venderam JESUS para os romanos, eles o mataram. Essa nação somente será perdoada, quando reconhecerem o novo José e dobrarem os seus joelhos diante Dele. O que essa nação sofreu não foi brincadeira, uns vieram para o Brasil, outros para o Caribe, outros para, onde é atual Nova York, ali eles se estabeleceram. Tantas outras coisas que ja aconteceram com esse povo, o que o governo de Adolf Hitler fizeram com eles, por exemplo. Enquanto não reconhecerem a maldade que fizeram com JESUS e pedir perdão a DEUS, eles ainda vão sofrer muito.

Posteriormente, os irmãos de Jose reconheceram seus erros, foram perdoados e abençoados. Mas, até então, não confessavam seus erros, e ainda se julgavam retos diante de DEUS. “Mas dissemos-lhe: Somos homens de retidão; não somos espias.” (Gênesis 42:31) A consciência, batia, batia, mas eles se fechavam para o arrependimento.

Quantas vezes o SENHOR bate a porta da sua consciência, quantas vezes a Sua Palavra ti alerta, quantas vezes um testemunho ti desperta. Você treme todo, mas, não se arrepende. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20)

Acerte-se com DEUS ainda hoje, o banquete que DEUS tem preparado para você é farto, não desperdice essa valiosa oportunidade que muitos gostariam de ter, mas nunca mais a terá. Pois morreram com seu pecado, com sua magoa, morreram ser perdoar o seu próximo. Que isso não aconteça com você é minha sincera oração. Amem.  

Leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário