Select Language

A bênção de um compromisso absoluto


“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2:24)

Há dois relacionamentos em vida nos quais DEUS exige compromisso absoluto. O relacionamento do cristão com CRISTO e o relacionamento da pessoa casada com seu cônjuge. A pessoa pode trocar sua cidadania por outra, pode mudar de emprego, de casa ou de congregação. Mas, o compromisso com CRISTO e com seu cônjuge é para a vida toda. Abandono de qualquer um dos dois é contraria a palavra de DEUS. 

Quando uma pessoa se torna cristã, ela promete sua lealdade a CRISTO como seu SENHOR e REI. Perseguições poderão surgir, desânimo, tentações ou até mesmo problemas na igreja, mas ela promete a DEUS ser fiel até a morte.

Semelhantemente, quando alguém se casa, ela promete ao seu cônjuge seu amor e fidelidade eterna. Problemas poderão surgir, doença, dificuldades financeiras, pressão da família, mal-entendidos, mas ele promete fidelidade, nem pensa em divórcio, pois optaram por um compromisso mutuo, ele pertence a ela e ela a ele, é um compromisso absoluto.
A vontade de Deus em relação à permanência do casamento é claramente revelada na sua palavra. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2:24)

Estarão ligados Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.” (Romanos 7:2-3)                                             

São ajuntados por DEUS e não devem se separar Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6) Tornando-se assim uma só carne.

Não conseguimos imaginar termos mais fortes para descrever a permanência de um relacionamento. Não é de admirar que Malaquias disse que DEUS odeia o divórcio Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que (odeia o repúdio), e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” (Malaquias 2:16)

A maior alegria que o homem pode realizar na terra se encontra nesses dois relacionamentos de compromisso absoluto. Um homem que fica considerando outros empregos, não se comprometendo com seu atual, é um homem instável, dividido entre duas opções. Assim ocorre quando uma pessoa tenta servir ao SENHOR DEUS com meio-compromisso. Ele anda entediado e desinteressado, ele procura segurar o mundo com uma mão e o SENHOR com a outra, e não acha a felicidade em nenhum dos dois. Precisamos olhar para os apóstolos e os primeiros discípulos para ver que o compromisso absoluto é um elemento básico da felicidade no SENHOR. “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:41-47)

É assim também com o casamento. DEUS sabia que a alegria no casamento seria encontrada somente no compromisso absoluto. Portanto, DEUS ordenou pelo apóstolo Paulo. Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7:2)

Essa declaração perturbava aqueles que, no passado, ignoravam esse ensinamento, por que as conseqüências do pecado sempre são terríveis. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7-8)

Mas essa declaração é para o benefício do homem, e vem do SENHOR DEUS, o qual nos orienta para o nosso próprio bem “Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem.” (Deuteronômio 10:13)

Compromisso absoluto cria confiança no casamento, segurança, estabilidade, constrói alicerce solido, pois sem alicerce nenhuma família de qualidade será construída. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13:4)

Que você casado ou casada  ou que pensa um dia constituir uma família, reflita sobre esse entendimento é a minha oração, amem. 

Em CRISTO com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário