Select Language

Perdão, o ato mais nobre




“E, se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe.” (Lucas 17:4)

Pecar é algo muito sério, porém, mais sério ainda é negar o perdão. Para esse ato tão nobre, não deve haver limites. Se nós, sendo humanos, somos orientados a fazê-lo todas as vezes que alguém nos procura e confessa arrependido que agiu errado contra nós, quanto mais o PAI CELESTIAL perdoara àqueles que forem a ELE e confessarem o erro. O perdão é o ato mais nobre que alguém pode praticar.

Amado, o pecado é algo que jamais deveríamos cometer, pois suas conseqüências estão além da nossa compreensão. A pessoa que pratica tais iniqüidades abre brechas para o diabo, o qual o terá em suas mãos. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:7-9) Reflita sobre isso.

Quando pecamos contra alguém, nós o magoamos e ferimos. Então, após termos cometido tal ofensa, a decisão mais correta é procurá-lo e, com sinceridade, pedir-lhe desculpas. Mas, antes de procurarmos quem nos magoou, devemos acertar-nos com o SENHOR DEUS, pois todo pecado é contra DEUS. Quem mente peca contra a verdade; quem age mal peca contra a bondade; quem adultera peca contra a fidelidade, e assim por diante. Todas as virtudes são atributos a DEUS, e, se nós não as respeitarmos, devemos, em primeiro lugar, pedir o perdão de Deus. Em seguida, temos de suplicar que DEUS fale ao coração ferido que nos libere e nos dê sabedoria para fazer tal ato.

Por outro lado, aquele que nos procura depois de acertar-se com o SENHOR DEUS, tem o direito de ser desculpado. A pessoa que nega o perdão deixa que o diabo a use e incorre em um erro ainda maior. Portanto, deve resolver-se com DEUS e procurar quem teve a hombridade de lhe pedir o perdão e acertar-se com ele também. Para conceder perdão, não existem limites.

Se, falíveis que somos o SENHOR DEUS nos orienta a perdoar tantas vezes for necessário, quanto mais DEUS, o qual é infalível, perdoará àqueles que LHE confessarem seus erros.

Quem perdoa se iguala a DEUS nesse ato nobre. O Senhor garante que, após perdoar, não Se lembrará mais dos nossos erros. “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25) Portanto, perdoar significa “esquecer a ofensa”.

Alguns, no entanto, dizem que é difícil ter sido passado para trás, ou, dói ter sido traído por alguém em quem mais se confiou, e que a ferida ainda não cicatrizou. Mas quem pensa assim, esquece que o coração de DEUS, que é amor, é muito mais sensível do que o nosso. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

A maior garantia de que fomos perdoados é que DEUS não Se lembrará mais do nosso erro confessado e arrependido com sinceridade. Portanto amado, se existe alguém em que você ainda deve se acertar, não deixe para amanha. Lembre-se sempre que o SENHOR DEUS não o tomara por inocente no dia da vingança “Juízo Final”.
  
Em Cristo, com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário