Select Language

Cuide de sua família



“Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.” (2 Crônicas 33:1)

O rei Ezequias quando adoeceu, o SENHOR DEUS, através do profeta Isaias, o alertou que breve ele faleceria. Não é por que DEUS assim havia decretado, mas sim, por que a fé do rei seria pequena demais para enfrentar o que viria pela frente.   

Após ouvir essa profecia, o rei Ezequias se prostrou diante do SENHOR e orou. O SENHOR DEUS, atendendo ao seu clamor, enviou novamente o profeta Isaias para dizer a ele que suas orações chegaram aos céus.  Mesmo assim, temeroso, o rei pedi ao profeta Isaias uma confirmação: “E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o SENHOR me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do SENHOR?” (2 Reis 20:8) O profeta Isaias respondeu: “Disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do SENHOR, de que o SENHOR cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás?” (2 Reis 20:9) O rei achou que avançar o tempo seria fácil demais, então, propôs algo improvável.  “Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, mas volte a sombra dez graus atrás.” (2 Reis 20:10)

Amado, voltar 20 minutos do tempo não é algo assim tão simples, imagine, o SENHOR DEUS teve que parar todo o universo, pois do contrário, haveria um desastre cósmico. O SENHOR DEUS fez tudo isso para atender ao pedido de um filho.

Quando a unção de DEUS esta sobre você e você crê no que esta escrito na palavra de DEUS, pode determinar que essa promessa vai se cumprir na sua vida, é promessa do seu PAI. Mas, do contrario, se você não crer no que esta escrito na Bíblia Sagrada, pode orar, suplicar, subir ao monte, jejuar, pedir que outros orem, que nada vai acontecer. 

O rei Ezequias ainda viveu mais quinze anos. Após sua morte, seu filho Manassés assumiu seu reinado. “Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.” (2 Crônicas 33:1) Esse rei tinha apenas 12 anos de idade quando iniciou seu reinado, uma criança. Seu pai não o preparou para o reinado e para a vida, ele também não observou de perto a aflição de seu pai, somente tomou conhecimento pelo que ouviu os outros falaram, não contemplou de perto toda a situação.

Quando o rei Senaqueribe veio da Assíria para conquistar as terras de Judá, o rei Ezequias e o profeta Isaias clamaram ao SENHOR DEUS e o SENHOR, então, enviou anjos para matar todos os 185 mil soldados assírios em uma só noite.                                                                                                                    
O rei Manassés também tomou conhecimento, através de outros, da doença do seu pai e que o SENHOR DEUS o curou, dando mais quinze anos de vida. Também soube, de qual era o significado do seu nome “o que me faz esquecer”.

Quando José foi levado a força para o Egito, ficou distante de sua família, lá, conheceu sua esposa, casou e teve um filho, ele colocou o nome de Manassés “o que me faz esquecer.” José queria esquecer seu passado de sofrimento, não queria mais lembrar do que passou. O rei Ezequias, homem de DEUS, também colocou o mesmo nome em seu filho “o que me faz esquecer.”

Você pode estar muito bem na fé, prosperando, obtendo recursos financeiros para que seus filhos tenham um bom futuro, o que não é errado. Mas, espiritualmente, você os tem preparado para a vida eterna. O SENHOR DEUS não tem netos, somente filhos. Se seus filhos não aceitarem o SENHOR JESUS e não viverem o Evangelho de CRISTO, que garantia terá de que eles herdarão a vida eterna? Eles podem até serem pessoas amorosas, bondosas, bem sucedidas na vida, mas sem JESUS CRISTO, seu futuro, espiritualmente falando, será um fracasso.  

“E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme às abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.” (2 Crônicas 33:2) Naquela época havia na terra de Canaã, sete povos que durante séculos fizeram tudo errado, tudo contrario a vontade de DEUS, apesar deles prosperarem. O SENHOR DEUS, por misericórdia, os advertiu, para que mudassem a maneira de agir, mas, eles não deram ouvidos a DEUS. Resultado, foram derrotados e o povo de Israel conquistou suas terras. 

O rei Manassés ao invés de aplicar os caminhos de vitória de seu pai e de outros ancestrais seus em seu reinado, preferiu utilizar os costumes desses povos perversos e fez o que era mal aos olhos do SENHOR DEUS. 

“Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu. E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente. Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do SENHOR.” (2 Crônicas 33:3,4) Esse homem teve a coragem de levantar altares para os demônios na casa do SENHOR DEUS.

Amado, isso pode ocorrer com qualquer família, pessoas que convive no seio de uma família, criarem altares a deuses estranhos, adorarem a imagens e a outros deuses e não ao SENHOR DEUS. "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás."  (Lucas 4:8)

“Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do SENHOR.” (2 Crônicas 33:5) Exércitos dos céus é onde o SENHOR DEUS habita, no campo espiritual. Tudo o quanto se fazia menção ao nome do SENHOR DEUS ele levantou altares aos deuses (demônios). Os pátios onde se reverenciava ao SENHOR DEUS, esse cidadão fez um terreiro de feitiçaria.   

“Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom.”  (2 Crônicas 33:6) Essa oferenda era um costume do povo amonita. Eles tinham um deus chamado Moloque, que, segundo os historiadores, era uma grande imagem de bronze oca por dentro. Eles preparavam um material inflamável na base da imagem, depois acendiam para aquecer seu interior. Quando ficava incandescente, eles colocavam seus filhos dentro dessa imagem, oferecendo ao deus Moloque. Esse rei Manassés, teve a coragem de fazer isso com seus filhos.    

“E usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.” (2 Crônicas 33:6) É quase impossível imaginar que alguém possa fazer toda essa loucura. Mas, infelizmente esse rei foi capaz de fazer tudo isso. 

Amado, se você já é pai ou mãe, volto a repetir, como esta a vida espiritual dos seus filhos? “Ah, meus filhos estão muito bem, meu filho esta se formando em medicina, minha filha é uma advogada de sucesso que no tribunal arrasa”. E os corações dos seus filhos esta na mão de DEUS? Temos que entender que a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos é o nosso testemunho e o exemplo de que vale a pena servir a um único DEUS.                       

“O que me faz esquecer.” As nossas experiências de vida, devem ser compartilhadas com os nossos filhos, para que eles nunca tenham que passar por elas também. Pois, temos um adversário que nunca dorme, anda ao nosso derredor 24 horas por dia, procurando a quem possa destruir. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."  (I Pedro 5:8)

“Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre. E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés. E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. E falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.” (2 Crônicas 33:7-10) Mesmo o SENHOR DEUS os alertando sobre suas mas condutas, eles teimaram em fazer o mal diante dos olhos do SENHOR.

“Assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia.” (2 Crônicas 33:11) Que castigo esse cidadão teve que pagar. Esses capitães prenderam o rei Manassés, colocaram-no em um carro amarrado entre os espinhais, dentro desse carro não podia se mover porque havia muitos espinhos que espetava todo o corpo. Assim, levaram cativo Manassés para a Babilônia.

Será assim também, o destino de todo àquele que recusa a dar ouvidos a palavra do SENHOR DEUS, o sofrimento eterno no inferno será muito maior. Hoje existem muita gente que além de não obedecer a DEUS, usa de zombaria a palavra de DEUS, não abre mão do pecado para obedecer a DEUS, colaboram para que o mal continue a se propagar destruindo vidas, se recusam a dar ouvidos a vós de DEUS. Mas o dia do Juízo Final breve virá, e para muitos, será tarde demais.

Amado, temos que olhar para a palavra de DEUS com seriedade, afinal, ela diz respeito ao nosso futuro e da nossa família. Temos que verificar o que há de errado em nos diante de DEUS. Talvez, aos nossos olhos, não haja muita coisa errada não, mas aos olhos do SENHOR DEUS, que são como tochas de fogo? Será que estamos dando aos nossos descendentes um exemplo cristão, será que não estamos deixando de insistir para que eles passem a dar mais atenção à palavra de DEUS? Do contrário, estaremos agindo pior do que os ímpios. "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (1 Timóteo 5:8)

Abra seus olhos enquanto é tempo, talvez seja essa a razão pela qual o SENHOR DEUS não tem respondido suas orações, o desprezo pelo o mandamento de DEUS. Que você venha abrir seus olhos espirituais, é a minha oração, amem.

Em CRISTO, com amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário