Select Language

Como enfrentar a oposição do inimigo.



“E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.” (Zacarias 3:1)

O sumo do sacerdote Josué estava diante do anjo de DEUS, pronto para alcançar uma benção. É o que acontece conosco, ouvimos a palavra de DEUS, o ESPIRITO SANTO abre o nosso entendimento nos vestindo de dignidade e somos colocados diante do SENHOR para recebermos uma benção, mas, quem fica à nossa direita nos opondo? O próprio diabo. Para nos dar o desânimo, para fazer com que achemos que a benção não é nossa. Essas passagens bíblicas foram colocadas por DEUS como um alerta para nos, para não acharmos que tudo o que Ele nos prometeu fora um equivoco, DEUS é perfeito amado.

Quando o SENHOR nos revela uma benção e quando abre o nosso entendimento pela Sua Palavra, a parte de DEUS já foi realizada. Cabe a nos ficarmos atento, pois o diabo ficará sempre a nossa direita nos opondo.

Mas o que é a mão direita, simbolicamente falando? O homem que estava à mão direita do rei era o que comandava, como se fosse uma espécie de primeiro ministro. JESUS CRISTO esta assentado a mão direita de DEUS. "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18) 

O sumo sacerdote estava diante do anjo do SENHOR para obter uma benção e a mão direita dele estava o diabo para lhe opor. Mesma coisa ocorre com a gente, vamos a Igreja arrasados, é ministrado a palavra de DEUS, ela alegra o nosso coração, então, tomamos uma atitude “vou vencer”, mas, esquecemos que o diabo esta a nossa direita. No retorno a nossa casa, acontece algo no trânsito, perdemos a paz, chegamos em casa, o cônjuge, que não esta na mesma estatura espiritual, nos provoca, é usado pelo inimigo, acontece outra coisa que nos aborrece no trabalho, então, saímos da presença de DEUS. É ele, o diabo, o nosso adversário, que esta a nossa direita nos opondo.

O apostolo Paulo sintetizou muito bem isso: Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. (1 Coríntios 16:9) Paulo estava pedindo a DEUS em oração, pois uma porta grande e eficaz lhe abriu e ele poderia conseguir o que o SENHOR havia colocado em seu coração, mas, ele sabia que teria adversários lhe opondo: “Há muitos adversários." (1 Coríntios 16:9)

Sempre haverá amado, o diabo nunca esquece de nos, ele nunca dorme, ele sempre quer nos causar algum mal. A Bíblia Sagrada diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."  (1 Pedro 5:8)

Então, o que devemos fazer para nos precaver? Nos guardar, crer e estabelecer na palavra de DEUS e ser paciente. Aquelas virtudes que a Bíblia Sagrada diz que os filhos de DEUS devem ter. O diabo cria situações para nos atingir, vamos anulando uma a uma em nome de JESUS.

 Abriu-se uma porta? Abriu. Agora amado, você terá muitos adversários.

Josué era o sucessor de Moises, o SENHOR DEUS por três vezes alertou a Josué que ele deveria se esforçar. Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1:2)

Quando o pastor da sua Igreja é usado por DEUS na pregação da palavra, e DEUS, através dessa Palavra, entrega algo a você, é como se o pastor, simbolicamente falando, tivesse morrido. Daí em adiante esqueça o pastor, agora é contigo, você passará a ser senhor de suas escolhas. “Josué, esqueça, não vou trazer Moises a vida. Oh, filho ou filha de DEUS, esqueça, já dei a benção a você, já revelei na Minha Palavra. Agora creia.”

Amado, não será por você, e sim, pela palavra de DEUS que foi revelada, apenas creia, não será pela sua força. O pastor quando revela uma mensagem, não é pela sua força. Quem é o pastor? Ele é igual a você, apenas esta no oficio de pastor. Quem é o juiz de direito para colocar alguém atrás das grades? A força dele não esta nos seus braços, esta na lei dos homens que passou para ele. A lei de DEUS nos foi dada para basear-mos e aplicar-mos.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Josué 1:6) Duas coisas importantes para quem quer ter sucesso na vida. Primeiro: Têm que se esforçar. Por quê? Porque ha oposição amado, aquele da direita do sumo sacerdote, também fica a sua direita lhe opondo, ele não quer que ninguém viva bem, não quer ver os cônjuges felizes, não quer ver o casal unido, não quer ver uma família unida e não quer ver ninguém abençoado. Ele quer sim, ver pessoas pelas esquinas drogadas, se prostituindo, ta amarrado em nome de JESUS. As pessoas devem ter dignidade. JESUS disse: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10)  Mas, enquanto a pessoa não se esforça, terá sempre a oposição contraria do diabo.

“Tem bom ânimo” (Josué 1:6) Segundo: Ter bom ânimo. Perca o animo não, DEUS é contigo. Pode até apresentar o pior dos diagnostico médico, confie somente em DEUS. 

Porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Josué 1:6) O SENHOR DEUS prometeu? Prometeu. Empenhou Sua Palavra? Empenhou. Levantou Sua Mão? Levantou. Que todas as bênçãos que prometeu a Abraão também pertenceria a nos, pois, tudo foi comprado e pago pelo sangue de JESUS CRISTO na cruz do calvário, para que sejamos uma benção. 

“Tão-somente esforça-te.” (Josué 1:7) Não faça outra coisa, não queira fazer de outra maneira, tem que somente se esforçar. Mas, onde? Crendo e estabelecendo na Palavra de DEUS. 

“E tem mui bom ânimo.” (Josué 1:7) Cristão não tem que ser uma pessoa fechada, abatida, mal humorada, cristão tem que ser animosa, crendo pela fé na vitoria em CRISTO JESUS. 

“Para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou.” (Josué 1:7) Se você ainda não faz, passe a meditar na palavra de DEUS, leia a Bíblia Sagrada, aprenda mais de DEUS.

“Dela não te desvies, nem para a direita, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” (Josué 1:7) Quando uma pessoa se desvia para direita, torna-se uma pessoa fanática, ela não vai andar prudentemente. Mas, o que é prudência? Prudência é uma virtude que devemos ter de observar o perigo e ser afastar. O prudente é sábio, não se mete em confusão, vê o perigo e se afasta. O fanático não, ele para de ouvir a DEUS, argumenta que ele é quem tem a razão, nem DEUS mais consegue falar com ele. O fanático tem prazer em si envolver em problemas, o prudente não, vê o problema e afasta. 

“Dela não te desvies, nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” (Josué 1:7) Quando uma pessoa se desvia para a esquerda, torna-se uma pessoa racional, ela passa a ser uma pessoa guiada pela razão, em tudo quer sempre examinar. Amado, seja guiado sempre pelo ESPIRITO SANTO. "Digo, porém: Andai em Espírito." (Gálatas 5:16) Assim é, quem é nascido de DEUS, ele não si importa com a ameaça, ele crê somente em DEUS. 

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou.” (Josué 1:7) Existe uma grande diferença entre Evangelho de JESUS e as demais religiões, o Evangelho de JESUS é um vôo mais alto, religião é coisa criada pelo o homem, que sempre criou divisão, discórdia entre o povo de DEUS. No livro de Efésios diz: “Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4:5,6) Devemos somente buscar presença do SENHOR DEUS, mas, alguns religiosos preferem gladiar entre si. O que é buscar a presença de DEUS? É crer e se estabelecer na Sua Palavra. 

O evangelho de JESUS é a “Única”, que você não precisa fazer nada para receber as bênçãos de DEUS. O evangelho é DEUS alcançando o homem, religião não, é o homem tentando alcançar a DEUS: com oferendas, com sacrifícios, com penitencias. No evangelho não, no evangelho você lê e escuta a palavra de DEUS: “Tão-somente.” (Josué 1:7) Hô, glórias a DEUS. 

“Tão-somente esforça-te.” (Josué 1:7) Mas, Onde? Naquela revelação que DEUS o fez entender na Sua Palavra, naquela porta que DEUS lhe abriu, esforce-se nela. “E tem mui bom ânimo.” (Josué 1:7) Não pode ser um pouco de ânimo não, tem que ser muito, a pessoa devera ser animosa, sempre positiva. Você terá o que o SENHOR disse que terá, você será o que o SENHOR disse que será, por que DEUS é o que Ele disse que é: “É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18) Essas três declarações são muito importantes para nos.

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme.” (Josué 1:7) Toda a capacidade e habilidade de realizar. “A toda a lei que meu servo Moisés te ordenou.” (Josué 1:7)

O Novo Testamento é o Velho Testamento explicado. Existem pessoas que dizem que o Velho Testamento não vale nada para nos, misericórdia. DEUS gastou 1500 anos inspirando seus servos, dando revelações, para algo que não vale nada? JESUS disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos. Eu, porém, vos digo. (Mateus 5:27,28) 

“Dela não te desvies.” (Josué 1:7) Não deixe que nada atrapalhe seu alvo que é JESUS, nunca saia desse caminho que DEUS ti colocou. Surgem os problemas, as lutas aparecem, pois elas sempre virão. O diabo provoca, e a pessoa coloca a palavra de DEUS de lado, nunca faça isso amado, não se desvie. Se surgir uma certa solução para os seus problemas, mas, a Bíblia Sagrada afirma o contrario: “Não te desvies.” (Josué 1:7) Essa aparente solução, é um laço que o diabo preparou para lhe pegar.

Não te desvies.” (Josué 1:7) Faça o que DEUS manda, pegue a revelação de DEUS e assuma-o completamente. O que DEUS condena esta condenado, o que DEUS aprova esta aprovado.

“Dela não te desvies.” (Josué 1:7) Da revelação de DEUS, não ti desvies. No momento que a pessoa se desvia pro seus próprios interesses, ela se afasta de DEUS e abre uma brecha pro diabo. O diabo vai usá-lo e a pessoa vai pagar um preço muito caro. Nunca se desvie da verdade de DEUS e tenha sempre um relacionamento direto com o SENHOR.

“Para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” (Josué 1:7) Onde quer que você for, tenha sempre prudência, sabedoria, e a presença de DEUS ao seu lado.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei.” (Josué 1:8) Quando for falar, fale somente de acordo com a palavra de DEUS. Se aparecer para você uma oportunidade de ouro e a palavra condena, não pegue. Não deixe a palavra apartar da sua boca, não fale nada alem do que DEUS tem revelado a você através da Sua Palavra e tenha sempre um caminho de retidão e de santidade.

“Antes medita nele dia e noite.” (Josué 1:8) Sempre amado. Esta no seu momento de descanso leia a Bíblia, você sempre aprende. Leia e medite a Palavra de DEUS, o SENHOR vai iluminar seu entendimento. Mas, para que devemos meditar de dia e noite? “Para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou.” (Josué 1:8) Para termos o cuidado e a habilidade para fazermos tudo o que a palavra de DEUS nos orienta para não errarmos o alvo. 

Se não meditarmos na palavra de DEUS, não conseguiremos a unção e a habilidade para aplicarmos em nossas vidas. Sempre temos algo a fazer, nos que ditamos nosso destino, nos que escrevemos nossa historia. Quantas pessoas que, em um momento de tentação enveredou por um caminho errado, cometeu um crime, ou um assalto, ou um adultério e logo após veio o arrependimento e o remorso. Não se engane amado, o diabo esta ai para isso mesmo, para tirar as pessoas do caminho reto que leva a CRISTO. Mas, se meditarmos na palavra de DEUS, e, quando vier uma tentação, nos desviaremos dela, pois passamos a conhecer o nosso direito em CRISTO e a nossa autoridade sobre as trevas.  

“Porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8) Aqui esta a resposta para os que ainda não tem alcançado a solução dos seus problemas: conjugal, da cura, da prosperidade e outras bênçãos.                                                                                                              

Meu amado irmão, faça uma análise, o que você tem aprendido até agora?  Se seu caminho não tem sido bem sucedido é por que você tem apartado da sua boca o livro da lei e não tem meditado nele de dia e de noite. Por isso não alcançou a habilidade para entender tudo o que nela está escrito “a seu respeito”. Pois tudo o que está escrito na Bíblia Sagrada, é para nos, ela é o nosso manual de regra e conduta. Disse JESUS: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." (João 5:39) Em outras palavras, descubra JESUS na Escritura Sagrada, torne-se amigo da Bíblia. Mas, por que DEUS quer que meditemos em sua palavra? “Porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

“Não to mandei eu?” (Josué 1:9) O SENHOR DEUS já não nos disse. Mas, o que? “Esforça-te, e tem bom ânimo.” (Josué 1:9) Tem que se esforçar e ter bom ânimo. Cristão não deve ser uma pessoa zangada com a vida, cristão tem que ser alegre confiante em DEUS. “Não to mandei eu?” (Josué 1:9) O SENHOR DEUS esta afirmando: “Não é decreto Meu, não lhe mandei fazer isso, esforça-te e tenha bom animo”.

“Não temas, nem te espantes.” (Josué 1:9) Amado, não se espante, você vai entrar na porta que DEUS lhe abriu e terá a vitoria em nome de JESUS. Não fique preocupado com o que poderá acontecer, acontecera o que a palavra diz: “uma vitoria atrás de outra vitória em nome de JESUS”. E quando sofrer algum ataque do diabo querendo ti desencorajar, lembre-se sempre que o diabo diante de DEUS é um nada. Nunca meça o inimigo pela ameaça dele, meça-o pela declaração de DEUS, pois, o diabo é nada, é um fracassado. O tem dominado por que você ainda não se estabeleceu na palavra de DEUS.

“Porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9) Onde quer que você for “O SENHOR teu DEUS será contigo”. DEUS nunca será contra quem se estabelece na Sua Palavra, em outras palavras, todo seu imensurável poder estará ao seu lado.             

Vai fundo amado, você vai vencer, vai alcançar sua vitoria em nome de JESUS. Amem.

Leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário