Select Language

O SENHOR DEUS é fiel e justo para perdoar e curar



“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

O pecado é pior que uma doença, pois ele nos afasta de DEUS. Na verdade, ele encobre a face do SENHOR DEUS, impedindo-O de nos ouvir. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:2) Já a doença, aproxima as pessoas para perto de DEUS, pois muitas, em uma situação aflitiva, conseguem abrir o coração para o SENHOR. O SENHOR DEUS tanto perdoa os pecados quanto cura as doenças.

Não basta sentir que pecou, ficar triste e dizer para si mesmo que não repetirá nunca mais o pecado. É necessário confessar o pecado a DEUS e à pessoa contra quem foi injustiçada. Se um empregado subtrair algum valor da gaveta do empregador, ele deve não somente se sentir triste e com remorso pelo ato praticado, mas também precisa abrir seu coração e acertar-se com seu patrão e com o SENHOR DEUS. JESUS nos ensinou, pela Sua Palavra, que tal pessoa deve deixar a oferta no altar e ir antes reconciliar-se com quem defraudou. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti. Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5.23,24) Esse mandamento também diz respeito à mágoa, a rancor, ao desejo de vingança por um ato praticado por uma pessoa contra nos. Devemos perdoa-lo e apagar do nosso coração e da nossa mente tal ato praticado, para que o SENHOR DEUS ouça e atenda nossas orações. Não basta ao doente, por exemplo, desejar ser curado, ele necessita aproximar de DEUS, através da obediência a Sua Palavra e orar com fé, cumprindo as orientações bíblicas em relação à cura.

Quem confessa recebe o perdão. Mesmo que o ofendido negue o perdão ao ofensor, o qual admitiu e confessou a transgressão, este pode considerar-se perdoado, pois cumpriu a Palavra de DEUS. É verdade que o SENHOR DEUS é fiel e justo para perdoar quem ofendeu a ELE, mas é necessário acertar-se com o homem e também com o SENHOR, porque toda mentira é contra a Verdade, e toda traição é contra a santidade.

O ser humano não tem, em si mesmo, poder para si perdoar de todos os pecados, mas DEUS declara que perdoará os pecados que lhe forem confessados. Da mesma forma, o homem não possui poder de si curar, mas o SENHOR já lhe providenciou a cura na cruz do calvário. DEUS é fiel e justo para perdoar os pecados, curar as enfermidades e libertar os oprimidos. Quando DEUS opera, a obra permanece para sempre. “As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.” (Salmo 111:7,8) 

O SENHOR DEUS também purifica de toda injustiça. Então, no registro daquele indivíduo, não haverá mais menção da sua má obra, e da alma dele é retirada a capacidade diabólica de fazê-la voltar ao erro. Tal pessoa só voltará à prática da iniquidade se não se mantiver na Palavra de DEUS. O mesmo ocorre com quem é curado pelo SENHOR DEUS, ele é verdadeiramente livre. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

Nenhuma condenação permanece sobre a pessoa que obteve de DEUS o perdão dos pecados. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1) Na vida de quem foi restaurado à comunhão, o diabo não pode mais reivindicar seu senhorio. Para quem é nova criatura, a escravidão acabou para sempre. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17) Mesma coisa se pode dizer da pessoa que teve a saúde restaurada pelo SENHOR DEUS, pois o inferno perdeu o poder de oprimi-la com aquele mal. Ele pode tentar com outros males, mas, se ela recusar, o maligno nada mais poderá fazer contra quem está firmado na fé. Amem.

Em CRISTO, com amor.


Um comentário: