Select Language

Você já nasceu de novo em CRISTO?

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3)

Mas o que é o novo nascimento? O homem é um espírito, que possui uma alma e que habita em um corpo. Quando ocorreu o pecado de Adão, esse espírito foi desligado de DEUS, o homem morreu espiritualmente. "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12)

Quando o nosso corpo, por sua própria condição física ser limitado, não suportar mais e morrermos, ele descera à sepultura e transformar-se em pó, a nossa alma se ajuntara ao espírito. Mas, se a pessoa não tiver nascido em CRISTO JESUS ela estará perdida e sofrera eternamente no suplicio eterno, pois morrera pelo pecado que Adão cometeu. O novo nascimento faz com que o homem nasce de novo em CRISTO. 

Existem pessoas que não se preocupam com isso, vivem ajuntando tesouro aqui na terra, vivem no pecado. E se elas entrarem na eternidade desse jeito, como elas estarão? Estarão para sempre separadas de DEUS, abraçarão as chamas imortais do inferno. La, todos os espíritos malignos irão atormentá-las, e desse lugar, nunca sairá. Mesmo assim as pessoas não acordam para essa realidade, pais lutam para dar uma boa educação para os filhos, que é uma benção, mas esquecem que essa vida é finita, todos nos um dia morreremos. E a vida eterna?

O SENHOR nos prometeu o novo nascimento na Sua Palavra. Será que você já nasceu de novo? Você não gostaria de saber? Nicodemos veio falar com JESUS. E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” (João 3:1,2) Esse episódio entre Nicodemos e o SENHOR JESUS foi extremante relevante para nos, pois Nicodemos era príncipe dos Judeus e os judeus não aceitavam muito bem o ministério de JESUS. Porém, Nicodemos concluiu que realmente JESUS era o Filho de DEUS, porque ninguém poderia realizar as maravilhas que JESUS fazia se não fosse de DEUS. Nicodemos era um homem muito bem informado sobre os assuntos religiosos!

 JESUS responde a Nicodemos. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3-5)              

Julgue a você mesmo. Você já nasceu de novo? Você teve a experiência do seu espírito ser recriado e ser refeito? Esse novo nascimento começa quando a pessoa aceita a JESUS como seu Salvador, passa pelo batismo das águas e termina com o batismo do ESPIRITO SANTO.

Amado, se a pessoa não nascer de novo a Palavra de DEUS afirma que não entrara no reino dos céus. Ou você acha que haverá um purgatório em que a pessoa pagara pelos seus atos errados até ficar quites com DEUS, para depois o SENHOR aceita-lo no céu. Isso não esta na Bíblia Sagrada! O que esta na Bíblia é essa obra que o ESPIRITO de DEUS quer fazer na sua vida, em que seu espírito não será curado ou melhorado, será recriado, tornando-se uma nova criatura, as coisas velhas passarão, tudo se fará novo e você se tornará um cidadão ou uma cidadã do reino dos céus.

JESUS disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3) Não basta ser membro de uma Igreja, não basta ser o maior dizimista ou ofertante. Se a pessoa não nascer de novo não entrará no reino de DEUS!

Mas por que não entrará?Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (João 5:4) Toda a pessoa que é nascida de DEUS e que passou pelo processo do novo nascimento, vence essa natureza maligna do diabo. Que vem dominando essa sociedade corrompida, dominando até membros de Igreja. Essa natureza que faz pessoas escravas de paixões e pecados. Toda pessoa que não esta vencendo essa natureza maligna, que esta sendo vencida pelas tentações, dominado pelas paixões, que vive numa carne tremenda, essa pessoa ainda não nasceu de DEUS. Recebeu o recado? 

Então, pergunte a si mesmo. Você nasceu ou não? “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” (João 5:4) Se o mundo domina essa pessoa, é por que ela ainda não nasceu de novo. Enquanto não nascer verdadeiramente de DEUS, pode até se esforçar, pode lutar que esse mundo corrompido continuara a prevalecer sobre sua vida. Mas, quando nascemos de DEUS e passamos pelo novo nascimento, ai sim, venceremos.                                                                            

Mas, em que venceremos? “A nossa fé. (João 5:4) Mas por que sem o novo nascimento não podemos ter fé? Por que sem o novo nascimento, ainda não nascemos de DEUS. Somente conseguiremos a fé para vencer esse mundo corrompido, quando nascermos de DEUS. 

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17) Quando damos atenção a Palavra de DEUS é que nasce em nos uma certeza e uma convicção que aquela bênção é nossa. Esse entendimento e essa certeza geram em nos a fé necessária para lutarmos por nossas bênçãos, pois são promessas do nosso DEUS. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18)  Todo aquele que é nascido de DEUS não tropeça, não erra o alvo, ele consegue um poder, uma capacidade para rejeitar todas as tentações. O diabo investe mandando suas tentações, os nascidos em DEUS, baseado nessa Palavra, anula uma a uma. 

“Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo.” (1 João 5:18) O que de DEUS foi gerado? O nosso espírito! Nosso corpo é o mesmo, pois foi gerado com o amor de nossos pais, mas, o espírito, com o novo nascimento, ele é recriado. Esse espírito recriado tem condições de conservar-se em si mesmo. A pessoa passa a ser senhor de toda a situação, antes desonesto, agora um homem íntegro, antes uma pessoa fácil, agora uma santa ou santo homem de DEUS, antes alguém dado aos vícios, agora uma pessoa que se interessa mais para as coisas de DEUS, antes um mentiroso, agora vive somente a verdade, antes um rancoroso, agora vive o amor pleno e perdoador de JESUS CRISTO.

Nascido de DEUS, nos conservamos puros, não aceitamos mais a investidas malignas do diabo em nossa vida, venha o que vier, passamos a ter a autoridade contra ele para dizer: “Fora diabo, você não vai mais tocar em mim, não ti aceito, não permito sua ação em minha vida, saia em nome de JESUS.” 

“E o maligno não lhe toca.” (1 João 5:18) O diabo pode lutar, se esforçar para nos tocar, exercendo a nossa autoridade sobre ele, não permitimos sua ação contra nos. 

JESUS disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33) Esse mundo que escraviza as pessoas no pecado, já foi vencido por JESUS na cruz do calvário para nos, filhos de DEUS. Hoje, o diabo não pode mais nos vencer e nem nos dominar.                       

Por que ele não pode? Por que nascemos de novo. Mas, se a pessoa não nascer de novo, não conseguira vencê-lo. Mesmo quando uma pessoa estiver caminhando para um problema muito sério, usando drogas, fazendo coisas imorais, desonestidade, ela não conseguira parar o mal. É necessário que ela tenha o novo nascimento. Por quê? “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” (João 5:4)

JESUS disse: “EU venci o mundo.” (João 16:33) Esse mundo esta eternamente vencido por JESUS. Mas, infelizmente esta vencendo muita gente. Por quê? Porque essa pessoa deu o primeiro passo e parou, caminhou um pouco mais e desviou dos caminhos do SENHOR, isso não pode acontecer. O novo nascimento deve ser colocado como alvo de nossa vida. Se existe essa experiência do novo nascimento, que é a condição numero um para obtermos a vida eterna, devemos experimentá-la, pois, com toda certeza, não queremos passar a eternidade no suplicio eterno, onde somente haverá dor e sofrimento. "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13:50)

Meu querido amado, queira ser uma pessoa que esteja sempre de bem com DEUS, e se essa condição é o novo nascimento, obedeça ao SENHOR. Mesmo que você não tenha todo o entendimento, peça a DEUS, o SENHOR ti dará. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.” (Lucas 11:9,10)

O SENHOR dará a você o dom do arrependimento para que possa se arrepender de todos os pecados, e não mais inclinar-se a eles e não mais aceita-los na sua vida.  O SENHOR ti fortalecerá para que passe pelas águas para que ali deixe o velho homem ou a velha mulher, recebendo a purificação e a remissão dos pecados, despojando o corpo da carne e do pecado, ter a circuncisão de CRISTO e por fim o batismo do ESPIRITO SANTO. 

Acorde amado. Busque obedecer a DEUS, pois a desobediência a Sua Palavra é um dos piores pecados. "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."  (1 Samuel 15:23) 

Qual é mesmo a certeza que temos do nosso novo nascimento? Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. (João 5:4) Se você ainda não tem vencido essa natureza maligna do diabo, peça a DEUS para que tenha essa liberdade e essa capacidade de não mais se submeter a essas coisas imundas. 

E qual é a capacidade que devemos ter para vencer o mundo? “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (João 5:4) Não será DEUS que fará uma pessoa vencer o mundo, com o novo nascimento, ela obterá a fé necessária para vencê-lo, pois a única vitoria que vencera o mundo será a nossa fé na palavra DEUS.

Davi tinha esse entendimento quando derrotou Golias. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” (1 Samuel 17:45,46) Davi praticamente enfrentou Golias desarmado fisicamente, mas, armado com a poderosa fé em  DEUS.

Amado, a sua fé vencera o mundo! Mas, somente a terá quando nascer de novo, e quando isso ocorrer será somente uma decisão: “Mal vai embora, eu não tia aceito, eu ti repreendo em nome de JESUS.” Você expulsara todo o mal que vier ti afrontar e certamente sairá vitorioso. Amem. 

Leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário