Select Language

A soberba precede a ruína



“Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão.” (Salmo 19:13)

Os filhos de DEUS devem ser exemplos de pessoas protegidas e ajudadas por DEUS em todos os sentidos, afinal, são as cartas vivas de CRISTO que os perdidos verão o poder de DEUS operar suas vidas. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Coríntios 3:3) Porém, se os que ainda não aceitaram o SENHOR JESUS não encontrarem nada diferente em nos, como buscarão o SENHOR, não é mesmo?

O salmista entendeu que, para viver livre do poder das trevas, ele precisava de duas grandes bênçãos, livrar-se de todas as faltas e ser guardado da soberba. Porque, se fosse digno de repreensão, não teria paz, e os desejos sujos do diabo encontraria abrigo em sua vida.

Esse servo de DEUS, que viveu antes da vinda de JESUS, pediu que fosse livre de todas as faltas. Para nós, isso já nos foi providenciado na obra de CRISTO na cruz do Calvário, quando o SENHOR JESUS tomou sobre Si todos os nossos pecados. Logo, se você tem sido tentado, entre imediatamente na presença de DEUS em oração ao Pai. Do contrario, se permitir, o diabo vai convencê-lo da necessidade que não existe, da permissão que nunca lhe foi dada e de que seu caso é especial. Amado, se você permitir que o diabo toque na sua vida, a vergonha virá, e a coroa colocada pelo próprio SENHOR DEUS na sua cabeça, será retirada. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)

Após ter certeza de que suas faltas seriam retiradas, o salmista também pediu que fosse guardado da soberba, porque, do contrário, ela iria tornar-se senhora de sua vida. Amado, isso é muito sério, pois quem a tem como dona não vai muito longe não. Afinal, a soberba é uma ação das trevas das mais perigosas. Quase sempre, quem as possui, nem se dá conta da sua malignidade. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.” (Salmo 73:6)                                                                                      

O Espírito de DEUS não pode usar o soberbo, porque, ainda que este seja aclamado como alguém especial pelo os homens dentro da obra do SENHOR, na verdade vive fora da presença de DEUS. Essa pessoa recebe da vaidade todos os predicados malignos que a levam ao completo desprezo de DEUS.
 
A Escritura Sagrada nos adverte de que, se o orgulho alcançar o nosso coração, estaremos a um passo da queda.  “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)

Faz-se necessário saber que o SENHOR abandona quem se deixa seduzir por tais espíritos enganadores, de se sentir melhor e mais privilegiado que as outras pessoas. Já o humilde alcança o favor de DEUS. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:3-11) Que exemplo de humildade para nos, não é mesmo? 

Com a absolvição das faltas e a libertação da vaidade, conseguimos ser sinceros. Esse dom é muito importante, pois ele marca os guerreiros que conseguem vitórias nas batalhas espirituais. Diferentemente, os que não são sinceros não podem sequer vencer os mais fracos demônios, pois não têm nem terão o poder de DEUS operando em seu favor. Como, então, alguém pode ser bem-sucedido nesse mundo cheio de maldade, se a autoridade do SENHOR não colabora com ele e as suas orações não são levadas em conta? 

O salmista encerra dizendo que, sendo liberto das faltas e guardado da soberba, ele ficaria livre da grande transgressão. Meu amado irmão, faça como o salmista, se você também deseja viver livre das trevas e obter sucesso em tudo na vida. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário