Select Language

Há valores que se perdem em casa.

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lucas 15:8-10)

Dracma: Antiga moeda monetária, encontrada em cidades-estados gregos,  estados sucessores e em reinos do Médio Oriente no período helenístico

Perda – Aqui a dracma simboliza algo valioso, que não foi perdido na rua, mas foi perdido dentro do convívio familiar. Que valores tão preciosos poderiam ser perdidos dentro do lar? Podemos citar: Respeito, carinho, amor, paciência, compreensão, harmonia, paz, etc. Há também valores espirituais: Oração, santidade, culto doméstico, etc. Como resgatar o que se perdeu? Tomando atitudes: Acender a candeia, varrer a casa, procurar e ser perseverante. “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, Não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligencia até a achar?” (Lucas 15:8-10)

Luz - É necessário acender a candeia para que haja luz. Essa luz é a ação reveladora do Espírito Santo a nos, através da Palavra de DEUS. A revelação do Espírito Santo traz luz, revela o que está oculto, quando nos colocamos em posição de oração e leitura da Palavra. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmos 46:10) "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."  (João 12:46) "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."  (João 8 : 12)

Limpeza - É necessária uma bela faxina. A moeda pode estar escondida debaixo da sujeira. A janela aberta para o mundo permite a entrada das suas sujeiras. Muito cuidado com a exposição para as coisas desse mundo, feche as janelas do teu coração. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1 João 2:15-17)  

Varrer para fora o quê? - Programas mundanos, CDs mundanos, Conversas mundanas, etc. Avalie você mesmo o que presta e o que não presta para estar dentro do seu lar, DEUS lhe deu sabedoria para isso! O conselho do SENHOR é para varremos da nossa casa essas coisas que afastam de DEUS. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Coríntios 6:19) “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20)

Procurar - Procurar até encontrar, com muita atenção e perseverança. É necessário decisão, dedicação e conserto do altar. Procurar com a vontade de encontrar, ser perseverante, o SENHOR vai ti ajudar. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7,8)"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos."  (Mateus 5:6) Não é uma procura superficial, só uma olhadinha, tem que ser uma procura com perseverança, como a palavra diz, com fome e sede da justiça de DEUS, até encontrar. 

Conclusão – E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.” (Lucas 15:8-10) Glória a DEUS! Finalmente você encontrou... Testemunhe, Compartilhe, Torne público. Tem que haver alegria de todos. E assim, DEUS será exaltado, amem!

Leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário